top of page
  • Foto do escritorValcelí Leite

Reflexões sobre a Relação Conjugal.

Gostaria que fossemos mergulhados nas águas da relação conjugal, explorando suas correntezas, profundezas e afluentes. Os pontos de reflexão a seguir são frutos dessas explorações, evidenciando áreas de crescimento e investimento para fortalecer a união matrimonial:




1. Abertura para Diálogo

"Sejam agradáveis nas suas conversas, e saibam dar a resposta certa a cada um." - Colossenses 4:6

Dialogar é mais do que simplesmente falar; é a arte de se abrir para compreender e ser compreendido, mesmo nas divergências.


2. Respeito na Comunicação

"Sejam rápidos em ouvir, lentos em falar e lentos em se irar." - Tiago 1:19

A comunicação respeitosa é o alicerce da intimidade conjugal, onde a escuta ativa e a fala ponderada constroem pontes de entendimento.


3. Investimento no Relacionamento

"O coração do marido confia nela, e não lhe faltará coisa alguma." - Provérbios 31:11

Dedicar tempo e esforço mútuos fortalece os laços, alimentando a chama do amor e da cumplicidade.


4. Negociação e Compartilhamento

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe." - Mateus 19:6

A jornada conjugal é uma dança de concessões e compartilhamentos, onde a união se revela na harmonia das vontades individuais e coletivas.


5. Gestão dos Conflitos

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." - Efésios 4:32

Os conflitos são oportunidades de crescimento, onde a habilidade de gerenciar emoções e buscar a reconciliação fortalece os vínculos.


6. Cooperação diante do Inesperado

"O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos." - Provérbios 16:9

A vida conjugal é uma jornada repleta de surpresas, onde a cooperação mútua e a confiança em Deus sustentam os passos do casal.


7. Expressão de Amor e Organização do Tempo

"Tudo deve ser feito com dignidade e ordem." - 1 Coríntios 14:40

O amor se manifesta na organização do tempo, na dedicação mútua e na valorização dos momentos compartilhados.



Ao olhar para sua relação conjugal, convido-os, você e seu cônjuge a meditar sobre:

- Em quais áreas vocês sentem a necessidade de investir mais amor, tempo e esforço?

- Quais aspectos da relação vocês celebram e estão satisfeitos, reconhecendo a mão de Deus em sua união?

Que estas reflexões guiem vocês em sua jornada conjugal, fortalecendo o vínculo que Deus os concedeu e sustentando-os em cada passo do caminho.


Desejo a você e sua família uma semana na Graça.

 

ABT 1.0010-SP

YouTube: @ValceliLeite

Facebook: ValceliLeite

Nascido em Assis, São Paulo, e atualmente residente em Marília há doze anos, brasileiro. Ele tem sido presidente da ABRATHEO desde 2023 até o presente. Possui graduação em Fisioterapia e é pós-graduado em Acupuntura pela CEATA. Também possui pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica pela Faculdade Iguaçu-PR, Cognitive Behavioral Therapy pelo CBI/Miami-US e Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Celso Lisboa/RJ. Além disso, possui um MBA em Teoterapia e Competência Emocional pela Adverbum/PR. Atualmente, atua como Teospicoterapeuta, trabalhando com casais e famílias que enfrentam problemas temporários e precisam de orientação. Ele ministra palestras em todo o Brasil, abordando temas como Educação de Filhos, Internet: um território a ser descoberto pelos pais, Vida Conjugal e A ciência do bem-estar – Evitando a Ansiedade. Anteriormente, ele ocupou o cargo de Superintendente na instituição filantrópica I.E.A.R.C. por 17 anos, onde implantou e gerenciou filiais da instituição em várias regiões do Brasil. Possui experiência na gestão de treinamento de liderança, formação de equipes e palestras motivacionais em quatro estados brasileiros e mais de 30 cidades. Ele também participou e apresentou vários programas de rádio e TV em São Paulo e Salvador. Em Assis, ele implantou uma rádio comunitária e também produziu e gerenciou eventos de grande porte, com mais de 800.000 pessoas, cuidando da divulgação e contratação de prestadores de serviços para esses eventos.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page